public website

Bibliotecas na Guiné Bissau

Em Catió, Bedanda e Quebo não havia livros!

Com os livros angariados em Portugal, concretizou‐se a criação da Biblioteca Na Rota dos Povos na cidade de Catió, com duas secções distintas: a infantil, que dispõe de cerca de 1.500 livros, e muitos jogos didáticos e que é também uma videoteca, totalmente equipada para a projeção de filmes infantis; e a secção para jovens e adultos, onde estão 8.000 livros (escolares e não escolares).

Foi também criada uma Biblioteca itinerante, que promove a entrega e rotação mensal de livros a todas as escolas das tabancas do setor de Catió.

Com os livros que também tinham sido angariados em Portugal, foram criadas mais duas Bibliotecas, para jovens e adultos, nas vilas de Quebo e Bedanda, com respetivamente, cerca de 4.000 e 2.500 livros escolares.
 

Secção adultos

 
É a única fonte onde os jovens e os adultos podem ir buscar sabedoria e conhecimento. Os livros eram uma raridade em Catió. Até ao 6º ano os livros escolares oficiais existem, mas não chegam. A partir daí, nem existem. Este é umas das faces mais reconfortantes deste projeto – o sucesso da biblioteca, sempre em movimento, sempre viva, sempre útil!
 

Secção infantil


 
A secção infantil continua a fascinar os mais pequenos (e os maiores…), que insistem em não querer sair de lá quando chega a hora de ir embora!

 

  • Bibliotecas Na Rota dos Povos

 

TabelaBibliotecas1

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *